A importância do peso adequado na gestação

Você acha que durante a gestação a mãe pode ou deve comer por dois?

Vamos desvendar esse mito, pois alimentação na gestação é muito importante e deve ser acompanhada! Veja mais em Programação metabólica e alimentação na gestação.

O excesso de peso durante a gestação e a alimentação baseada principalmente em alimentos altamente gordurosos, rica em carboidratos refinados, podem afetar o feto e levar à:

  • Maiores chances de excesso de peso, aumento de tecido adiposo e risco cardiovascular na idade adulta.
  • Ação prejudicada da insulina, atuando na desregulação do apetite e de fatores como colesterol, troglicérides  e pressão arterial.
  • Altos níveis de insulina, aumento de massa corporal, intolerância à glicose, dislipidemia entre outros.

O baixo ganho de peso também é preocupante. Gestantes que por algum motivo têm restrição calórica, dieta pobre em proteínas e mães desnutridas, que apresentam carências nutricionais e baixo peso, podem ter o risco de o bebê nascer com baixo peso e, futuramente, desenvolverem obesidade na vida adulta.

Logo, é importante que durante a gestação haja adequação na alimentação e estilo de vida da mãe, pois isso define o sucesso da gestação, da saúde materna e do bebê que está em desenvolvimento!

Com carinho,

Quando Eu Crescer Brasil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Programação Metabólica – você sabe o que é?

Você sabia que uma alimentação inadequada pode levar à infertilidade, como também consequências para o desenvolvimento do bebê durante e após o nascimento? Já ouviu falar em programação metabólica? Programação

O ser mulher no momento da gestação

Chega a hora tão esperada pelas tentantes: a confirmação da gravidez! Momento em que afloram as sensações: alegria, ansiedade, preocupações, sensibilidade e a responsabilidade da alimentação adequada para essa fase! 

Fases do ciclo menstrual e nutrição

A vida fértil da mulher se inicia com as mudanças hormonais da puberdade, indo desde a primeira menstruação até à menopausa. Ao longo do mês, o ciclo menstrual é regulado