Sabemos da indicação do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, complementar até os 2 anos de idade ou mais, devido às suas indiscutíveis vantagens para o bebê.
Muito além dos benefícios para o bebê, o ato de amamentar está ligado a vários pontos positivos para a saúde da mulher, sendo mais uma indicação para a prevenção de doenças na mãe, bem como para o seu bem estar físico e mental e o fortalecimento do tão importante vínculo mãe e filho através da amamentação.
Estudos ainda apontam a amamentação como fator primordial na proteção contra o desenvolvimento do câncer de mama, ovário e endométrio!
Além disso, favorece o surgimento de uma consciência alimentar mais saudável, autônoma e sustentável. O leite materno não polui, pois não necessita de embalagens e nem fabrica resíduos, não gera gastos com fórmulas infantis ou remédios e consultas médicas futuras, uma vez que o leite materno possui substâncias imunológicas.
Infelizmente, as dificuldades que a mulher enfrenta para amamentar ainda são muitas, pois envolvem crenças e mitos, dificuldades físicas como a pega da mama pelo bebê devido à falta de instrução e estímulo no meio profissional, sem contar os muitos pré-conceitos formados e a influência da indústria, que são fatores responsáveis pela falta de incentivo dessa prática.
Por isso, precisamos formar uma rede de apoio e auxílio a mulher que amamenta. Contem com o Quando Eu Crescer e com inúmeros profissionais que atuam incentivando o aleitamento materno. Se prepare durante a gestação e, se surgirem dificuldades ou desafios no processo, não hesite em procurar por ajuda! Quanto mais cedo você procura por ajuda, maiores os benefícios para você e seu bebê!
Todo o suporte é importante!
Com carinho,
Quando Eu Crescer Brasil…