Blog

Quando Eu Crescer
O Direito Humano à Alimentação Adequada é um direito básico que fora reconhecido no Pacto Internacional de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais. Além disso, desde o ano de 2010, a Emenda Constitucional nº. 64/2010 incluiu como direito social a garantia à alimentação, conforme art. 6º da CF/88, senão vejamos: “Art. 6º São direitos sociais…
Quando Eu Crescer
Alguns alimentos são bastante controversos quando estamos falando de Introdução Alimentar. Abaixo fizemos uma listinha desses possíveis alimentos: Sal: O consumo de sal é importante para o funcionamento do organismo de uma maneira geral, porém em excesso pode desencadear em hipertensão e outros agravos. Assim, para reduzir o seu consumo, recomenda-se que sejam utilizados outros temperos,…
Quando Eu Crescer
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres. No Brasil, o número de casos e o índice de mortalidade por câncer de mama vêm aumentando entre as mulheres de todas as idades, seja com menos ou mais de 50 anos. As causas…
Quando Eu Crescer
Direitos relacionados ao pós parto No post anterior conversamos a respeito dos alimentos gravídicos e da violência obstétrica. No post de hoje, falaremos sobre os direitos após o parto. O aleitamento materno é protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e foi incluído no título dos direitos fundamentais da criança como um…
Quando Eu Crescer
Direitos relacionados à gestação Primeiramente é essencial que salientemos que a saúde materna e infantil é um assunto de direitos humanos. Nossa própria legislação evidencia a importância destes cuidados e que eles começam no momento da concepção. Acerca deste ponto ressalto duas questões pouco faladas, mas diretamente ligadas à saúde e ao bem estar da…
Quando Eu Crescer
No post anterior conhecemos a Síndrome de Bornout materna e suas manifestações. Nesse post abordaremos suas consequências. Como consequência desse esgotamento observa-se um maior distanciamento afetivo dos filhos. Muito cansadas, as mães não investem mais energia na relação com os filhos. Elas passam a prestar menos atenção ao que eles falam e fazem. Na maioria…