Programação Metabólica – você sabe o que é?

Você sabia que uma alimentação inadequada pode levar à infertilidade, como também consequências para o desenvolvimento do bebê durante e após o nascimento? Já ouviu falar em programação metabólica?

Programação metabólica é um termo que descreve como as condições ambientais interferem no material genético de um indivíduo nas fases mais precoces da vida, ou seja, o impacto que o estilo de vida pode gerar em um indivíduo em períodos críticos de crescimento e desenvolvimento, chamados de Primeiros 1.000 dias.

Os primeiros 1.000 dias, agora considerados 1.100 dias, são cruciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Esse período compreende os 100 dias antes da concepção, os 270 dias da gestação, somados aos 365 dias do primeiro ano de vida e 365 dias do segundo ano de vida da criança.

A programação metabólica ocorre a partir do momento em que se iniciam as divisões celulares do feto. Essas divisões são diretamente influenciadas por diversos fatores, mas principalmente pela qualidade da alimentação materna e paterna muito antes da gestação acontecer.

Nesse momento a nutrição faz toda a diferença na vida do bebê que será gerado, não somente a curto prazo, garantindo o desenvolvimento integral na infância, como também a longo prazo, garantindo a longevidade e qualidade de vida na fase adulta e idosa.

Portanto, cuidar da saúde e qualidade de vida do seu filho começa antes da gestação!

Quer saber mais? Nos acompanhe nas redes sociais.

Com carinho,

Quando Eu Crescer Brasil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Síndrome de Burnout Materno – Parte 1

Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout parental ou materno? Provavelmente não, mas talvez você já tenha escutado falar sobre a Síndrome do esgotamento emocional, cuja principal característica

O ser mulher no momento da gestação

Chega a hora tão esperada pelas tentantes: a confirmação da gravidez! Momento em que afloram as sensações: alegria, ansiedade, preocupações, sensibilidade e a responsabilidade da alimentação adequada para essa fase! 

Alimentação na gestação

Conforme falado em publicação anterior, as demandas de nutrientes aumentam durante a gestação. Sendo assim, o acompanhamento nutricional antes, durante e depois da gestação é extremamente importante para minimizar os