Programação Metabólica – você sabe o que é?

Você sabia que uma alimentação inadequada pode levar à infertilidade, como também consequências para o desenvolvimento do bebê durante e após o nascimento? Já ouviu falar em programação metabólica?

Programação metabólica é um termo que descreve como as condições ambientais interferem no material genético de um indivíduo nas fases mais precoces da vida, ou seja, o impacto que o estilo de vida pode gerar em um indivíduo em períodos críticos de crescimento e desenvolvimento, chamados de Primeiros 1.000 dias.

Os primeiros 1.000 dias, agora considerados 1.100 dias, são cruciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Esse período compreende os 100 dias antes da concepção, os 270 dias da gestação, somados aos 365 dias do primeiro ano de vida e 365 dias do segundo ano de vida da criança.

A programação metabólica ocorre a partir do momento em que se iniciam as divisões celulares do feto. Essas divisões são diretamente influenciadas por diversos fatores, mas principalmente pela qualidade da alimentação materna e paterna muito antes da gestação acontecer.

Nesse momento a nutrição faz toda a diferença na vida do bebê que será gerado, não somente a curto prazo, garantindo o desenvolvimento integral na infância, como também a longo prazo, garantindo a longevidade e qualidade de vida na fase adulta e idosa.

Portanto, cuidar da saúde e qualidade de vida do seu filho começa antes da gestação!

Quer saber mais? Nos acompanhe nas redes sociais.

Com carinho,

Quando Eu Crescer Brasil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Síndrome de Burnout Materno – Parte 2

No post anterior conhecemos a Síndrome de Bornout materna e suas manifestações. Nesse post abordaremos suas consequências. Como consequência desse esgotamento observa-se um maior distanciamento afetivo dos filhos. Muito cansadas,

Alimentos controversos na Introdução Alimentar

Alguns alimentos são bastante controversos quando estamos falando de Introdução Alimentar. Abaixo fizemos uma listinha desses possíveis alimentos: Sal: O consumo de sal é importante para o funcionamento do organismo de

Direito e saúde materno-infantil – Parte 1

Direitos relacionados à gestação Primeiramente é essencial que salientemos que a saúde materna e infantil é um assunto de direitos humanos. Nossa própria legislação evidencia a importância destes cuidados e